Categorias
Perguntas e Respostas

Como conseguir desinfetantes a baixo custo?

O álcool 70 está em falta no mercado.

Era esperado, haja vista que o alarme sobre o COVID-19 soou apenas no início de Março de 2020, sendo que a epidemia já se alastrava desde o fim de 2019.

Com a população adquirindo tudo o que podia em pouco espaço de tempo, muitos mercados ficaram desabastecidos, especialmente de ítens de limpeza e higiene.

Mas já dizia o famoso ditado: “a necessidade é a mãe da invenção”.

A escassez desses ítens nos leva a buscar soluções para nos protegermos do COVID-19 no dia a dia. Aqui vão breves dicas para obter desinfetantes contra o corona vírus a baixo custo.

Etanol Combustível

Se você está desinfetando compras, maçanetas, pisos, banheiros, corremãos de escadas, elevadores e outros ambientes em sua casa ou edifício, uma alternativa é usar o etanol combustivel disponível em postos de gasolina.

Atenção: não use esse etanol nas mãos ou no corpo. Ele tem gasolina e outros químicos nocivos ao corpo humano. Use somentes para limpeza de objetos metálicos, caixas de papelão, pisos e assim por diante.

Você adquire o combustível em tanques apropriados, aprovados pela ANP, e usa um etanol de baixo custo, cerca de 70% mais barato que o alcool mais acessível vendido no setor de limpeza de supermercados.

Depois dilui um pouco e coloca em um burrifador para jardinagem, ou garrafa spray para passar roupas, e joga nas superfícies que deseja desinfetar.

O alcool combustivel tem mais de 90% de etanol, é mais “forte” que o alcool mais puro normalmente vendido em farmácias. E tem gasolina também. Difícil o coronavírus sobreviver a essa limpeza pesada promovida pelo etanol.

Repetindo: não é pra usar nas mãos ou no corpo!

Reaproveite Sabão

O sabão é 100% eficaz contra o coronavírus. Ele quebra a camada proteica em torno do vírus e o torna inofensivo.

Se você tem muitos pequenos fragmentos de sabonete sobrando por aí, junte todos em uma panela, cozinhe tudo com água até derreter, e depois deixe secar em uma forma.

O resultado será um tijolão de sabonete. Você corta em pequenos pedaços e ficará surpreso como o sabão continua produzindo muita espuma e odor agradável.

Aqui vai um vídeo que ensina como fazer:

Água Sanitária Caseira

Água sanitária (Qboa e afins) é um composto que contem 98% água e algo como 2% hipoclorito de sódio.

Para você matar qualquer virus, basta 2 a 4% de hipoclorito de sódio. Ao expor o vírus a essa quantidade por alguns segundos, a desinfecção é 100% eficaz.

Só que talvez haja desabastecimento, ou você não possa (ou deva) ir ao mercado comprar mais a todo momento.

Para quem tem algum espaço aberto, um quintal ou oficina, existe a alternativa de produzir cloro em casa.

O processo não é complicado, mas exige algum conhecimento de Professor Pardal.

Aqui vai um vídeo explicando:

Ele utiliza um produto para piscina, mas você pode usar algo de preço muito inferior: o sal mineral!

Sal de baixíssimo custo que você pode usar para fazer quilos de cloro.

Depois é só diluir o cloro em água a 4% de concentração e você tem água sanitária caseira para fazer a desinfecção total de qualquer ambiente contra o coronavírus.

Conclusão

Com esses 3 desinfetantes que você pode usar em casa, e alguns cuidados e bons hábitos, você pode proteger a si mesmo e sua família contra o coronavírus gastando muito pouco.

O mais importante no momento em que redigi este texto (vide a data) é manter a quarentena pelo maior prazo que conseguir, evitando assim o ingresso do virus a seus aposentos.

Porém, cuidado nunca é demais.

Saber produzir desinfetantes pode ser um valioso aliado nesse momento em que muitos ítens começam a ficar desabastecidos nos supermercados.

Foto em destaque : Senior Airman Mozer O. Da Cunha – Força Aérea – EUA

Por Corona da Real

Corona da Real é o pseudônimo de um curioso que decidiu compartilhar o que aprendeu sobre o coronavírus desde Janeiro de 2020, quando passou a acompanhar notícias sobre a epidemia.

Nada neste site deve ser encarado como recomendação médica. Consulte seu médico em caso de dúvidas.

Não faça auto-medicação sob qualquer circunstância! Caso sinta sintomas da COVID19 procure imediatamente um hospital ou orientação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *