Categorias
Perguntas e Respostas

Por que os testes do COVID19 demoram tanto a sair? Por que dão errado?

O teste mais utilizado atualmente é o RT-PCR.

Nesse teste, é feita uma coleta de secreção na região da garganta, onde encontra o seio nasal.

A quantidade de coronavírus pode ser muito pequena, então é realizada uma amplificação da possível massa viral coletada. Essa amplificação nem sempre produz quantidade significativa de vírus para aferir sua presença. Por isso há erros de falsos-negativos.

Todo esse processo é bastante laborioso e portanto demorado.

Um teste rápido desenvolvido pela empresa Abott agiliza o teste, podendo dar resultados em 5 minutos. Esse tipo de teste pode retornar falso-positivos, mas raramente erra o diagnóstico positivo. Ou seja, é propício para constatar a presença do vírus mas não dá 100% de certeza da ausência.

Um startup brasileira, a Hi Technologies, produz um teste que apresenta resultados em 15 minutos. Os testes da Hi estão sendo aguardados para Abril de 2020.

Por Corona da Real

Corona da Real é o pseudônimo de um curioso que decidiu compartilhar o que aprendeu sobre o coronavírus desde Janeiro de 2020, quando passou a acompanhar notícias sobre a epidemia.

Nada neste site deve ser encarado como recomendação médica. Consulte seu médico em caso de dúvidas.

Não faça auto-medicação sob qualquer circunstância! Caso sinta sintomas da COVID19 procure imediatamente um hospital ou orientação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *